AS TIC NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM
CAMINHO A SER TRILHADO
GT - As TIC e os Novos Paradigmas Educativos
Cláudio
de Oliveira Pinheiro Neto1,
2, Maria da
Conceição Carrilho de Aguiar1
1Mestrando(a) em Educação Área de
Inovação Pedagógica, Universidade da Madeira - UMa, Ilha da Madeira, Funchal, Portugal. 2Geógrafo,
Professor do Município do cabo de Santo Agostinho, PE, Brasil.
E-mail do apresentador: claudiopneto@ig.com.br
Resumo
O complexo e
veloz desenvolvimento da sociedade pós-moderna causou o encurtamento das
distâncias e um ritmo cada vez mais acelerado das informações, exigindo dos
atores sociais formas inovadoras de apreender a realidade à sua volta. Com o desenvolvimento vertiginoso das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC), ficou muito mais fácil e rápido se comunicar,
compartilhar informações e experiências com pessoas localizadas muitas vezes em
lugares distantes. Essas transformações abrangem de forma significativa
todas as esferas sociais e principalmente as relações humanas que atualmente se
mostram repletas de novos valores e conceitos. O presente artigo tem a
finalidade de compreender o uso das TIC na formação inicial dos professores, relatando
como o futuro docente adquire a habilidade necessária para inseri-la na sua prática
docente, pois dentro do atual contexto social as TIC possuem um papel
estratégico na formação do cidadão. Assim, diante do vertiginoso
desenvolvimento tecnológico contemporâneo a sociedade
passa a refletir sobre o uso das TIC na educação, com o intuito de desenvolver
uma prática educativa mais autônoma, democrática e flexível. Criando novas
possibilidades de aprendizagem, assim como, familiarizando as novas gerações
com o uso desses novos artefatos tecnológicos. Pretende-se primeiramente
conceituar o que vem a ser TIC e como essas novas tecnologias influenciam no
processo de ensino e aprendizagem. Diante desse
contexto, esse estudo buscou considerar os problemas da prática do professor e
a influência na formação docente nos curso de licenciatura. Ressalta-se o papel
das Universidades e Faculdades como instância formadora dos professores para
que os mesmos possam trabalhar com essas ferramentas com propriedade.
Palavras-chave: Tecnologia
da Informação e Comunicação; Educação; Formação do Professor.
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