terça-feira, 17 de abril de 2012

Resumo do trabalho apresentado na categoria pôster no I ENIPE - Encontro Internacional Sobre Inovação Pedagógica - A Velha Escola em um Novo Mundo. Realizado no Centro de Convenções de Pernambuco no dia 19 de Novembro de 2011.


AS TIC NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM CAMINHO A SER TRILHADO

GT - As TIC e os Novos Paradigmas Educativos


Cláudio de Oliveira Pinheiro Neto1, 2, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar1

1Mestrando(a) em Educação Área de Inovação Pedagógica, Universidade da Madeira - UMa,  Ilha da Madeira, Funchal, Portugal. 2Geógrafo, Professor do Município do cabo de Santo Agostinho, PE, Brasil.

E-mail do apresentador: claudiopneto@ig.com.br

Resumo

O complexo e veloz desenvolvimento da sociedade pós-moderna causou o encurtamento das distâncias e um ritmo cada vez mais acelerado das informações, exigindo dos atores sociais formas inovadoras de apreender a realidade à sua volta. Com o desenvolvimento vertiginoso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ficou muito mais fácil e rápido se comunicar, compartilhar informações e experiências com pessoas localizadas muitas vezes em lugares distantes. Essas transformações abrangem de forma significativa todas as esferas sociais e principalmente as relações humanas que atualmente se mostram repletas de novos valores e conceitos. O presente artigo tem a finalidade de compreender o uso das TIC na formação inicial dos professores, relatando como o futuro docente adquire a habilidade necessária para inseri-la na sua prática docente, pois dentro do atual contexto social as TIC possuem um papel estratégico na formação do cidadão. Assim, diante do vertiginoso desenvolvimento tecnológico contemporâneo a sociedade passa a refletir sobre o uso das TIC na educação, com o intuito de desenvolver uma prática educativa mais autônoma, democrática e flexível. Criando novas possibilidades de aprendizagem, assim como, familiarizando as novas gerações com o uso desses novos artefatos tecnológicos. Pretende-se primeiramente conceituar o que vem a ser TIC e como essas novas tecnologias influenciam no processo de ensino e aprendizagem. Diante desse contexto, esse estudo buscou considerar os problemas da prática do professor e a influência na formação docente nos curso de licenciatura. Ressalta-se o papel das Universidades e Faculdades como instância formadora dos professores para que os mesmos possam trabalhar com essas ferramentas com propriedade.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação; Educação; Formação do Professor.




Link:




Nenhum comentário:

Postar um comentário