segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Texto gentilmente escrito para nosso blog pela professora Mônica Suely Guerra Falcão de Andrade Lima


Inovação Pedagógica

Ao analisarmos as mudanças vivenciadas pela sociedade podemos perceber claramente a necessidade de adaptação do homem no sentido de sentir-se parte desta onda de mudanças. Dessa forma, é facilmente perceptível as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos no sentido de se ajustarem a esta demanda de transformações.
No entanto, quando paramos para analisar algumas esferas da nossa sociedade sentimos como se o futuro que se insinua estivesse retido em um “espaço-tempo”, aprisionado em uma espécie de calabouço que não o deixa seguir o curso em modernidade. Assim visualizamos a escola. Espaço de processamento de informações pouco refletidas.

Embora tenhamos avançado em busca de novas fórmulas, soluções para problemas e doenças graves, previsões de catástrofes e tantos outros problemas, ainda não conseguimos fazer da escola um lócus de desenvolvimento das potencialidades humanas em sua plenitude.

Ao refletirmos sobre o construcionismo definido por Papert como uma possibilidade real de desenvolvimento dos educando, enquadramos esta prática como elemento fundamental para compreendermos o conceito de inovação Pedagógica. No entanto, é essencial esclarecer que a inovação pressupõe não apenas reformas educacionais ou curriculares, mas, sobretudo, transformações significativas na prática docente.

Dessa forma, o educador assume o papel secundário no processo de aprendizagem, que dar-se-á a partir de situações que oferecem o mínimo de ensino, permitindo ao aluno diferentes momentos que estimulam a aprendizagem. Nesta perspectiva, de inovação é essencial permitir ao educando a oportunidade de aprender de forma autônoma, experimentando diferentes vivências pedagógicas que o estimule a construir seu conhecimento a partir da descoberta.

Pensar em uma mudança significativa na escola é muito mais que implantar meios técnicos para a transformação das práticas docentes. A consolidação de didáticas pautadas na tecnologia não irá garantir que a escola cumpra seu papel. Uma educação tecnizada não nos aproxima da evolução almejada ou torna nossas escolas mais eficientes.

A inovação pressupõe novas formas e concepções de para entender o processo de ensino e aprendizagem, e muito mais que isso, a inovação materializa-se em práticas educativas que apresentem como foco principal o desenvolvimento do educando a partir de suas reais possibilidades. A inovação advém de experiências pedagógicas que concebem o educando como sujeito de suas próprias aprendizagens, capaz de desenvolver suas potencialidades apenas com o auxílio do educador, e não mais sob o seu condicionamento.

A Inovação Pedagógica busca repensar e reconstruir toda a estrutura da instituição escolar. Refletir essencialmente sob de que forma o educador pode favorecer o crescimento dos sujeitos sociais, e libertar as ações destes dentro e fora dos muros da escola e transcender o ato de educar também a momentos do cotidiano em uma escola dentro e fora do espaço escolar. Livrar a cultura escolar da falência e miséria sob a qual estruturamos o modelo de educação falho e insuficiente que marcou e sentenciou indivíduos ao longo da história humana. E não importa que essa “Nova Educação” venha a acontecer de forma completamente presencial ou por meio de estruturas cooperativas de educação à distância ou virtual, realizada através do subsídio de tecnologias de ponta ou recursos pouco sofisticados. O importante é que esse novo conceito de educação esteja pautado no compromisso com o crescimento social e intelectual, que realize o objetivo de educar e formar que a atual escola não foi capaz de honrar. 

Pensar em uma mudança significativa na escola é muito mais que implantar meios técnicos para a transformação das práticas docentes. A consolidação de didáticas pautadas na tecnologia não irá garantir que a escola cumpra seu papel. Uma educação tecnizada não nos aproxima da evolução almejada ou torna nossas escolas mais eficientes.
 

Prof.: Mônica Suely Guerra Falcão de Andrade Lima

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