quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Texto Gentilmente Cedido Pela Professora Maria Marcela de Lima Pimentel


TIC, Software Educativo e Inovação Pedagógica


Diante do atual momento de transformações sociais que estamos a viver, onde as tecnologias tornam-se cada vez mais presentes e necessárias em nossas vidas, os indivíduos sentem cada vez mais a necessidade de se redescobrir a partir destas novas possibilidades de aprender.

De modo a atender as necessidades humanas todas as esferas sociais buscam ajustar-se as demandas deste período de transição paradigmática.

No entanto, visualizamos a escola como um espaço que ainda não evoluiu neste sentido, materializando-se em uma instituição que parece descontextualizada em relação ao todo social e as aspirações humanas, tendo em vista que não é capaz de preparar os sujeitos para as possíveis situações que o futuro reserva.

A fim de dissipar este abismo existente entre a escola e as demandas da modernidade a inserção das Tecnologias de informação e Comunicação nos espaços escolares buscou suprir as lacunas oriundas de um modelo de ensino apoiado no passado. E isto pouco adiantou. O acréscimo destas ferramentas não pôde garantir a instituição escola as práticas de ensino e as situações de aprendizagem que de fato eram necessárias.

O resultado foi a utilização dos instrumentos tecnológicos, programas, softwares, etc, de maneira superficial e improvisada, ou seja, sem objetivos bem definidos.

Embora tenhamos a certeza de que o uso destas ferramentas seja muito importante a educação, percebemos que estes instrumentos por sim só não garantem o sucesso que se espera da escola. É importante que os educares estejam preparados para usá-los, e que compreendam a sua importância no sentido de favorecer situações de aprendizagem. Tendo consciência que a consolidação de um modelo de escola pautado na inovação pedagógica não depende da utilização das tecnologias, mas da realização de práticas de ensino e situações de aprendizagem bem sucedidas.

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